sábado, 12 de novembro de 2016

Distribuindo "nãos".



Resultado de imagem para Dizendo não tumblr  

  Nesse caso vou falar aqui sobre dizer o não para vendas em fiado mas isso pode servir para qualquer coisa na sua vida, porque nem sempre é fácil dizer o não.
  Acho que ter dificuldade em dizer o não anda junto com o problema de não querer ser visto como uma pessoa ruim. Aquela coisa de se incomodar demais em ver olhares tortos e ser mal julgado.
  Mas ai meu amigo eu lhe pergunto, do que adianta tudo isso quando você se prejudica, algumas coisas não é bondade, é ser feito de trouxa mesmo e ninguém aguenta ser trouxa a vida toda.

  Eu peguei uma sulfite, imprimi TRUFAS, coloquei em um plástico de encapar livros, pendurei no meu portão e comecei a vender aqui na minha rua. Na minha rua tem muitas crianças e uma central de uma empresa grande no final da mesma, já sabe o resultado:
vendas e calotes.

  Enquanto eu deixava passar 20 centavos, 30 centavos ou deixar pagar depois eu pensava que estava só sendo legal e seria reconhecida por isso. Realmente, algumas vezes fui surpreendida com a responsabilidade que algumas crianças já possui e não esquecem de pagar, nem mesmo 10 centavos. Porém, como era de se esperar, a maioria não valorizou esse ato de bondade e ai nem preciso falar né? CALOOOTE.

  Então em um belo dia de TPM, daqueles que você já acorda pronta para matar alguém eu resolvi que ia ensinar como é que as coisas funcionam e sai distribuindo “nãos” gratuitamente da minha querida janela.  A primeira reação é sempre a insistência e o espanto, depois vem a raiva e depois a pessoa finge que não vai comprar mais.
Pensa na felicidade e no peso que tirei das costas? maravilhoso.

  Não pode pagar depois, se não tem dinheiro você não compra, é bem simples. Também não pode comprar se falta 10 centavos, eu quero cada centavo porque pago cada centavo da matéria prima e o meu esforço vale cada centavo também.

  O que aconteceu depois? simplesmente pararam de pedir fiado ou de faltar dinheiro. Em alguns dias ainda acontece mas eu explico que depois de várias pessoas não pagar não aceito mais esse tipo de “negociação”.

  Acredite, eles entendem, sendo criança ou não todo mundo acaba entendendo ou aprendendo como funciona.


  Valorize-se, ser bom é essencial mas ser bonzinho é totalmente dispensável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário